Contos da Segunda Grande Guerra: A Invasão dos Panzers

Em 12 de maio de 1940, a 12ª Corporação Panzer, sob a liderança de Guderian, venceu a floresta de Ardennes e seguiu para o rio Meuse, perto de Sedan. As forças francesas das Corporações X defenderam a significante barreira do rio, pensando que poderiam resistir ao ataque alemão. 
No entanto, a passagem pelo Meuse até Sedan provou ser um modelo da eficiência tática alemã. Usando sua iniciativa, Guderian atacou as defesas do Meuse no dia 13 de maio, com apoio em peso da Luftwaffe. Com as armas dos defensores francesas silenciadas pelo ataque aéreo e da artilharia, a infantaria alemã rapidamente cruzou o Meuse em botes de borracha.
Engenheiros de combate foram em seguida, construindo pontes provisórias. Em 10 horas, os tanques começaram a cruzar as novas pontes, comprometendo as posições defensivas francesas. Com sua força agora dividida em dois lados do rio, Guderian estava em posição vulnerável. No dia 14 de março membros da 16ª Corporação francesa atacaram o flanco alemão.
Embora muitos tanques alemães ainda não tivessem atravessado o rio, o apoio aéreo e a força anti-tanque impeliram o contra-ataque francês. Assim, a vital passagem pelo Meuse foi bem sucedida em grande parte graças à brilhante capacidade tática e de coordenação alemã, e não só pelo seu louvável exército.

Che Guevara

O argentino Ernesto Guevara de la Serna, ou simplesmente Che Guevara, nasceu em 14 de junho de 1928 e foi morto em 9 de outubro de 1967. É o mais famoso revolucionário latino-americano comunista da história. Ao lado de Fidel Castro invadiu cuba e derrubou a ditadura de Fulgêncio, em 1959. Estudante de medicina, abandonou o curso na véspera de concluí-lo, afim de viajar pela América Latina com o amigo Alberto Granado. Essa viagem foi fundamental para formar o caráter revolucionário de Che, uma vez que nela ele passou a encarar a América Latina como uma grande nação. Durante a viagem conheceu a pobreza as mazelas do continente e passou a se identificar com ideais comunistas revolucionários.



"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

Rachaduras na Estrutura

"Década de 1980. O mundo não era mais o mesmo. A cada dia que passava os EUA se impunham mais como hegemonia mundial. Na outra ponta estava a URSS, mergulhada em uma crise econômica que clamava urgentemente por reforma. Foi então que, em 1985, a União Soviética colocou no poder aquele que mexeria em toda a estrutura vigente: Mikhail Gorbachev."

A Queda do Murro de Berlim. Editora Escala.

Um trecho apenas...

"[...] Se estamos em busca de retraçar uma postura e uma intenção partilhada de traduzir o mundo a partir da cultura, é preciso descobrir os fios, tecer a trama geral deste modo de fazer História, prestar atenção em elementos recorrentes e, talvez, relevar as diferenças entre os autores, o que sem dúvida é um risco."

História e História Cultural - Sandra J. Pesavento, 2003.